Sua saúde - Osteoporose

O que é Osteoporose?
É uma doença do osso caracterizada pela diminuição da massa óssea e por uma alteração da qualidade microestrutural do osso, levando a uma diminuição da resistência óssea e ao consequente aumento do risco de fraturas.

Quais os fatores de risco para a Osteoporose?
Muitos podem estar envolvidos, incluindo genéticos e ambientais. Entre eles:

Quais os sintomas da Osteoporose?
A osteoporose é uma doença silenciosa e só costuma causar sintomas em fases avançadas. Os principais são as dores ósseas, principalmente dor lombar, fraturas e redução da estatura por colapsos das vértebras da coluna.

Como é feito o diagnóstico da Osteoporose?
A densitometria óssea é o exame recomendado no diagnóstico da Osteoporose. Os resultados são fornecidos através da comparação com a densidade óssea de população semelhante (em idade e sexo), que possibilita verificar o grau de comprometimento ósseo.
A densitometria óssea deve ser realizada em todas as mulheres acima de 65 anos ou naquelas em pós-menopausa que apresentem fatores de risco para osteoporose. Não há indicação para realização em homens a não ser que haja fatores de risco importantes.

Qual o tratamento para a Osteoporose?
Quando diagnosticada, além das medicações específicas para controle da massa óssea, também são indicadas medidas que auxiliem no tratamento, como adotar alimentação rica em cálcio, prática regular de atividades físicas e exposição moderada ao sol.





Todos os direitos reservados Bonelli © Análises Clínicas               Produzido por: