Sua saúde - Câncer de Colo de Útero

O que o Câncer de Colo Uterino?
É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento e pode não ter sintomas.

Quais os fatores de risco para o Câncer de Colo Uterino?
Alguns fatores colaboram para o desenvolvimento do câncer de colo uterino, como uso frequente de cigarros, gravidez precoce, uso prolongado de contraceptivos orais, pluralidade de parceiros e falta de higiene íntima. Estudos também indicam associação do Câncer de Colo Uterino à infecção por HPV e Herpesvírus Tipo II (HSV).

Quais os sintomas?
Não apresenta sintomas até atingir nível mais avançado, a partir deste momento há corrimento avermelhado com consistência aquosa e sangramento durante relação sexual.

É possível prevenir o Câncer de Colo Uterino?
Sim, realizando os exames de Papanicolau e Colposcopia regularmente. O Papanicolaou detecta a presença de lesões em até 80% dos casos. Se houver associação do Papanicolaou com a colposcopia, a detecção da lesão ocorrerá em praticamente 100% das vezes. Este tipo de câncer tem progressão relativamente lenta e se detectado precocemente tem grandes chances de cura.

Qual o tratamento para o Câncer de Colo Uterino?
O tratamento depende das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e de sua extensão. Pode englobar a cirurgia, radioterapia e a quimioterapia. Quando o tumor é inicial, os resultados da cirurgia radical e da radioterapia são satisfatórios.





Todos os direitos reservados Bonelli © Análises Clínicas               Produzido por: