Sua saúde - Tireoide

O que é Tireoide?
A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo.

Quais as principais doenças da Tireoide?
As mais comuns e conhecidas são as de alteração de sua função, o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. Além destas estão as de ordem nodular, inflamatórias agudas e subagudas.

O que é hipotireoidismo e hipertireoidismo?
No hipotireoidismo ocorre a deficiência dos hormônios da tireoide, que pode potencialmente afetar o funcionamento de todo o corpo. A taxa de funcionamento normal do corpo diminui causando lentidão mental e física. Os principais fatores de risco são idade superior a 50 anos, sexo feminino, obesidade, cirurgia de retirada da tireoide e exposição prolongada à radiação.

O hipertireoidismo é uma condição caracterizada pelo aumento da secreção dos hormônios da tireoide, fazendo com que o organismo trabalhe de forma mais acelerada. A causa mais comum do hipertireoidismo é uma doença auto-imune (em que o próprio corpo produz anticorpos que "atacam" o órgão) chamada Doença de Graves. Outras causas do hipertireoidismo incluem o bócio multinodular (aumento do volume da glândula que leva a produção excessiva dos hormônios), os tumores da glândula tireoide, da glândula pituitária, dos testículos ou dos ovários, a inflamação da tireoide resultante de uma infecção viral ou outra inflamação, a ingestão de quantidades excessivas de hormônio tireóideo e a ingestão excessiva de iodo.

Quais os principais sintomas do Hipotireoidismo e Hipertireoidismo?
Hipotireoidismo: fraqueza e cansaço, intolerância ao frio, intestino preso, ganho de peso, depressão, dor muscular e nas articulações, unhas finas e quebradiças, enfraquecimento do cabelo e palidez.
Hipertireoidismo: taquicardia, perda de apetite, perda de peso importante, nervosismo, ansiedade e inquietação, intolerância ao calor, sudorese aumentada, fadiga e cãibras musculares, evacuações frequentes e irregularidades menstruais.

Qual o tratamento para o Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo?
O tratamento nos dois casos deve ser introduzido assim que o problema for constatado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente. No caso do hipotireoidismo será a reposição do hormônio tireoxina, que a tireoide deixou de produzir. Na maioria dos casos a doença não regride e os medicamentos devem ser tomados por toda a vida, porém os resultados são muito bons.
No hipertireoidismo, o tratamento pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia, porém depende das características e causas da doença.





Todos os direitos reservados Bonelli © Análises Clínicas               Produzido por: