Sua saúde - Câncer de Pele

O que é câncer de pele?
O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal, dando origem a um novo tecido (neoplasia).

O que causa o câncer de pele?
Esta transformação celular decorre principalmente pela exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol.

Quais são os fatores de risco para câncer de pele?
Pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou bronzeiam com dificuldade, apresentam maior suscetibilidade de desenvolver este tipo de câncer. O risco aumenta se já houve casos de câncer em parentes de primeiro grau.

Quais os sintomas do Câncer de Pele?
Pinta, mancha ou sinal de nascença que sofreu alteração no tamanho, cor e aspecto, acompanhado de coceira, dor ou sangramento. Feridas sem causas aparentes e que não cicatrizam podem ser indício desta doença.

Câncer de Pele tem tratamento?
Sim. Após o diagnóstico, o médico verifica qual melhor tratamento para o tipo de lesão apresentada, que poderá ser apenas remoção cirúrgica ou radioterapia e quimioterapia dependendo do caso.

Como prevenir o câncer de pele?
Evite exposição solar prolongada, principalmente entre 10 e 15 horas. Use sempre filtro solar igual ou superior a 15, inclusive em dias nublados. Em caso de lesão suspeita, procure rapidamente um dermatologista.





Todos os direitos reservados Bonelli © Análises Clínicas               Produzido por: