Sua saúde - Hipertensão arterial

O que é hipertensão arterial?
A Hipertensão Arterial, mais conhecida como pressão alta é a elevação da pressão nas artérias em função do movimento que o coração faz para bombear o sangue, que fica mais forte. O valor normal da pressão arterial é de 110X70 mmHg, quando alta a pressão arterial atinge valores superiores a 140X90 mmHg. Se não tratada, a pressão alta compromete em silêncio alguns órgãos como coração, rins e cérebro ocasionando doenças sérias como insuficiência cardíaca, paralisação nos rins e até cegueira.

Como saber se uma pessoa é hipertensa?
O diagnóstico é baseado na medida da pressão arterial em aparelho próprio, devidamente calibrado aferido por profissional capacitado. Quando os valores da pressão estão permanentemente altos (igual ou acima de 140X90 mmHg), o indivíduo deve procurar auxílio médico para tratamento da doença.
A hipertensão não possui cura, porém com a reformulação dos hábitos e tratamento adequado, há grande chances de ter boa qualidade de vida.

Quais os fatores de risco para a Hipertensão Arterial?
Pessoas com excesso de peso, que consomem alimentos com muito sal e ingerem muita bebida alcoólica ou que possuem familiares hipertensos. Diabéticos, sedentários, dislipidêmicos (aumento do colesterol e triglicerídeos) e fumantes também apresentam probabilidade maior de desenvolver hipertensão. O risco aumenta com a idade ou quando um ou mais fatores acima estão presentes em uma mesma pessoa.

Quais os sintomas da Hipertensão Arterial?
A maioria das pessoas com hipertensão arterial não apresenta sintomas. Quando estes ocorrem, há geralmente manifestações como dores de cabeça, tonturas, sangramentos nasais, inchaços, palidez, enjoos, falta de ar e até alterações visuais. Nestes casos, convém procurar assistência médica imediatamente.

Como é possível prevenir a hipertensão?
Levando uma vida saudável, mantendo o peso ideal, praticando atividades físicas e alimentando-se adequadamente. Largar o hábito de fumar e não ingerir de forma abusiva álcool também pode auxiliar na prevenção da doença.

Qual o tratamento para a hipertensão?
Para algumas pessoas a diminuição do consumo de sal, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, consumo moderado de álcool e deixar de fumar são suficientes para manter a pressão controlada. Outras pessoas porém, necessitam de medicamentos. Mas atenção, somente o médico poderá indicar o melhor tratamento e avaliar condições físicas.





Todos os direitos reservados Bonelli © Análises Clínicas               Produzido por: