Sua saúde - Alergias

O que é Alergia?
A alergia é uma reação alterada do nosso organismo a algumas substâncias, as mais variadas possíveis mesmo em pequenas quantidades. A alergia pode se manifestar de várias formas diferentes, as principais são a coceira e a urticária.

Quais as causas das Alergias?
O sistema imunológico do corpo possui um sistema de patrulhamento de glóbulos brancos no sangue, que produzem anticorpos. Quando o corpo é exposto a um antígeno, uma série de reações complexas começa. Os glóbulos brancos produzem um anticorpo especifico para aquele antígeno, esse processo chama-se sensibilização.
A alergia pode ser causada pelo contato direto entre a substância alergênica e a pele.

Quais os sintomas da Alergia?
Inchaço da mucosa nasal, vermelhidão e coceira nos olhos, respiração difícil e ataques de asma. Erupções cutâneas como eczema e urticária. Os sintomas podem aparecer isoladamente, porém é muito comum que as manifestações aconteçam ao mesmo tempo.

Como prevenir a Alergia?
É importante evitar o fator responsável pela alergia, retirando o alimento causador de alergia da dieta ou no caso de agentes presentes no ar, como poeira e fungos, reforçar a limpeza em casa principalmente em tapetes, cortinas e roupas de cama. Algumas alergias acontecem devido uso de objetos que causam irritação na pele e que não devem ser utilizados, como bijuterias e relógios.

Qual tratamento para as Alergias?
O fator mais importante na reabilitação de alguém com alergia é remover a fonte dos alérgenos do ambiente e evitar lugares onde o contato com alérgenos é provável. É possível também reduzir a sensibilidade ao fator alérgeno pela imunoterapia com vacinas específicas.





Todos os direitos reservados Bonelli © Análises Clínicas               Produzido por: